CONPET
Progama Nacional da Racionalização do Uso dos Derivados do Petróleo e do Gás Natural
O uso eficiente da energia reduz o consumo sem perda da qualidade ou do rendimento.

Usar com eficiência é usar sem desperdício. E evitar o desperdício é simples. Até criança pequena pode aprender a apagar a luz e a TV quando sai da sala, ou resolver o que quer comer antes de abrir a geladeira. Isso é usar a energia de modo eficiente. E o adulto, antes de comprar fogão, aquecedor ou geladeira, pode descobrir qual é o modelo mais eficiente. Sabe aquelas etiquetas do Programa Brasileiro de Etiquetagem que vem nos eletrodomésticos? Nelas vem anotado quanto eles consomem de energia. Olhando antes de comprar, você fica sabendo qual o produto que consome menos.

Eu tenho uma porção de dicas para você me ajudar a proteger recursos naturais. Dentro de casa, você pode, por exemplo, fechar a torneira enquanto escova os dentes, passa sabão na louça ou xampu no cabelo. E não se esqueça de separar o lixo reciclável!

Fora de casa, é bom dar preferência ao transporte coletivo e fazer os pequenos trajetos a pé. Se usar o carro, lembre-se que mantendo o motor regulado, calibrando os pneus o consumo de combustível diminui. Outra maneira de economizar combustível é não colocar carga excessiva no automóvel e desligar o motor se tiver que ficar parado mais de dois minutos. Ao dirigir, acelere de modo gradativo, pressionando o acelerador à medida que se fizer necessário e retire o pé do acelerador ao avistar um sinal vermelho. Arrancadas e freadas bruscas aumentam o consumo de combustível, acarretam desgaste prematuro do veículo e podem causar acidentes. Não acelere entre as passagens de marchas nem estique as marchas: trocá-las na rotação correta do motor reduz o consumo.

Lembre-se: usando a energia de maneira eficiente, preservamos os recursos naturais.

Topo da página

Indique para um amigo
Novidades do Ed por e-mail

O CONPET é um Programa do Governo Federal, vinculado ao Ministério de Minas e Energia - MME, e executado com o apoio técnico e administrativo da Petrobras.