CONPET
Progama Nacional da Racionalização do Uso dos Derivados do Petróleo e do Gás Natural
O Gás Natural é uma energia de origem fóssil, resulta da decomposição da matéria orgânica que se fossilizou no subsolo terrestre. Encontra-se acumulado em reservatórios gaseíferos em rochas porosas e freqüentemente é encontrado junto com petróleo.

O gás natural caracteriza-se por sua eficiência (bom rendimento térmico), limpeza (combustão limpa, com reduzida emissão de poluentes) e versatilidade. É utilizado em indústrias, no comércio, em residências e em veículos.

Usos do gás natural

  • Industrial: O GN pode ser utilizado nos setores de alimentos e bebidas, cerâmicas e refratários, indústria química, têxtil e automotiva, papel e celulose, como redutor siderúrgico na fabricação de aço e como matéria-prima na indústria petroquímica, principalmente para a produção de metanol, e na indústria de fertilizantes, para a produção de amônia e uréia.
  • Residencial: Além de utilizado em cozinhas e banheiros, o GN pode ser usado também em saunas, aquecedores de piscina, lavadoras/secadoras de roupa, sistemas de refrigeração, lareiras, aquecedores de ambiente e até em churrasqueiras.
  • Comercial: GN pode ser usado para climatização de ambientes, produção de água quente e cocção de alimentos. Por isso, a variedade de usuários abrange desde padarias, hotéis e restaurantes a hospitais, creches, lavanderias e escolas.
  • Geração de Energia (Termelétrica, Distribuída e Cogeração): Também se usa gás natural para a geração de energia elétrica, cogeração e refrigeração, às vezes como energia complementar de indústrias, às vezes como fonte única para suprir as demandas dos setores localizados longe das redes de transmissão ou que precisem de energia própria.
  • Automotivo: O gás natural usado em veículos recebe o nome de Gás Natural Veicular – GNV – e serve como combustível para automóveis, ônibus e caminhões. O GNV, além de reduzir a emissão de gases poluentes na atmosfera, é um combustível mais seguro e mais econômico. Para fazer a conversão para GNV, procure uma oficina autorizada pelo Inmetro. Exija a nota fiscal e o Certificado de Homologação do Inmetro e agende a vistoria no Detran.
Topo da página

Indique para um amigo
Novidades do Ed por e-mail

O CONPET é um Programa do Governo Federal, vinculado ao Ministério de Minas e Energia - MME, e executado com o apoio técnico e administrativo da Petrobras.